

O PROJETO - URE ARAÇATUBA
Localizada na cidade de Araçatuba, no interior do Estado de São Paulo, a URE Araçatuba está em fase de licenciamento ambiental junto à CETESB para obtenção da LP– Licença Prévia. A usina será responsável por tratar 100% dos resíduos sólidos urbanos (“lixo”) do município e de cidades da região, contribuindo significativamente para a gestão ambiental e promovendo a geração de empregos diretos e indiretos durante sua implantação e operação.
O projeto encontra-se em fase de aprovação e, conforme o cronograma previsto, após a emissão da licença, terão início as obras de terraplenagem, seguidas da construção civil e montagem da planta.
A unidade contará com uma etapa de pré-tratamento totalmente automatizada, onde os resíduos são separados, incluindo os materiais recicláveis. Nessa fase, parte do material orgânico é extraída para, em seguida, passar pelo processo de gaseificação e conversão em energia elétrica.
O processo de gaseificação ocorre em baixa temperatura (até 450ºC), resultando na produção de um gás de síntese conhecido como “SINGÁS”, que será posteriormente utilizado para geração de energia. A usina funcionará em ciclo fechado: após o início da operação, toda a energia e vapor necessários ao processo serão gerados internamente pela própria planta.
Além disso, a unidade contará com uma estufa de produção de alimentos orgânicos, equipada com controle completo de umidade, luz e nutrientes. A injeção de CO₂ na estufa acelera o processo de fotossíntese, otimizando a produção. Essa estrutura também terá um papel social relevante, ao integrar e oferecer oportunidades para trabalhadores oriundos de lixões e cooperativas de reciclagem.



